Indicação de livros sobre espiritualidade

Olá, hermanas!

Nesse post vou falar um pouco sobre os livros que me inspiraram ao longo de minha jornada e onde aprendi muita coisa que transmito aqui no blog. Sintam-se livres para me escrever sobre dúvidas, indicações e a opinião de vocês.

Descubra as deusas dentro de você

Miranda Gray

descubra-as-deusas-dentro-de-voce-miranda-gray-resenha-opiniao

Comecei por esse livro porque o considero uma ótima porta de entrada ao assunto do Sagrado Feminino. A autora, canalizadora da Benção Mundial do Útero, apresenta de forma bem resumida e simples a relação de cada fase de nosso ciclo com a lua e quais as energias predominantes, além de sugestões de rituais e exercícios para harmonizar-se de acordo com seu momento. Você também encontra uma tabela em que pode fazer anotações ao longo do período para estudar seus comportamentos e sentimentos ao longo do ciclo. Apesar de ser um bom começo, a ferramenta que recomendo é a Mandala da Lua.

Vale ressaltar que o livro é lindamente ilustrado pela Juliaro (de quem sou fã) artista que também faz trabalhos riquíssimos com mulheres. Por enquanto esse é o único livro da Miranda traduzido para o português, mas espero ansiosamente os próximos!

A ciranda das mulheres sábias

Clarissa Pinkola Estés

ciranda-das-mulheres-sabia-clarissa-estes

A autora ficou famosa pela bíblia do Sagrado Feminino: o livro “Mulheres que Correm com os Lobos”, mas esse livrinho também merece muita atenção. Curtíssimo (122 páginas e tem tamanho de bolso), foi um dos primeiros a que tive acesso no meu estudo.

A Clarissa escreve lindamente e tem muita propriedade no que fala. Fiquei simplesmente apaixonada pela forma como ela discorreu sobre os aspectos da face da Anciã, tema principal da obra. Ainda assim é possível retirar ensinamentos para todas as fases da vida da mulher. A leitura foi muito curativa e aprendi muito. Contadoras de histórias vão amar!

Apenas para dar um gostinho, segue um dos meus trechos favoritos:

“Toda árvore possui por baixo da terra uma versão primeva de si mesma. Por baixo da terra, a árvore venerável abriga ‘uma árvore oculta’, feita de raízes vitais constantemente nutridas por águas invisíveis. A partir dessas radículas, a alma oculta da árvore empurra a energia para cima, para que sua natureza mais verdadeira, audaz e sábia viceje a céu aberto.

O mesmo acontece com a vida de uma mulher. Como a árvore, não importa em que condições ela esteja acima da terra, exuberante ou sujeita a enorme esforço… por baixo da terra existe ‘uma mulher oculta’ que cuida do estopim dourado, aquela energia brilhante, aquela fonte profunda que nunca será extinta.”

Garotas selvagens – o caminho da Deusa jovem

Patricia Monaghan

garotas-selvagens-patricia-monaghan Tenho um carinho muito especial por esse livro! Durante meu trabalho de resgate da Deusa jovem o encontrei quase por acaso e assim que comecei a ler fiquei encantada. A autora traz os mitos de Deusas de diversas culturas e faz uma breve análise sobre o aprendizado que ele nos traz.

Por fim, indica exercícios para trabalhar com a energia específica da Deusa e dá ideias divertidas e criativas sobre como incorporar o culto à Deusa ao seu dia a dia, com diversas opções de adaptação à sua vida. Recomendo para quem está iniciando agora. A leitura é leve mas introduz diversos conceitos importantes e interessantes nesse caminho, como por exemplo: a importância de se montar um altar, o significado dos amuletos, a relevância dos ritos de passagem, entre outros.

Uma colcha de retalhos e Sob a tenda vermelha

Cirandda da Lua

 

A Cirandda da Lua é um espaço de desenvolvimento humano idealizado e coordenado por Soraya Mariani, estudiosa do Sagrado Feminino e que também deu à luz ao Encontro Mundial de Círculos de Mulheres e a Universidade do Sagrado Feminino. Entre as atividades e vivências oferecidas no espaço estão Círculos de Mulheres. Ambos os livros são relatos de cura de suas participantes, mas inclui textos de grandes nomes do movimento, como Jean Shinoda Bolen e Mirella Faur.

É emocionante e energizante conhecer a jornada de mulheres que acreditaram no poder de seus úteros e transmutaram a dor em amor. Vale a pena celebrar a vitória de nossas irmãs e nos inspirar para os passos de nosso próprio caminho!

Madru – a lenda da grande floresta

Frederik Hetmann

Apesar de ser umadru-frederik-hetmann-taro-arvore.jpgm livro inteiro de ficção, tenho certeza que você vai sair muito mais sábia depois de ler (por isso nós  amamos histórias!). O autor narra a saga de Madru, filho das estrelas, pelo Caminho da Grande Floresta.

É uma aventura com vários elementos da mitologia celta, do folclore irlandês e alguns toques de xamanismo. Nos faz refletir bastante sobre quantos mundos existem além do nosso e como podemos nos relacionar e transitar entre eles.

Na orelha do livro há um tarô da Árvore. Eu, particularmente não usei, mas talvez você sinta conexão com ele… Se sim, me diga o que achou (:

A espiritualidade do corpo

Alexander Lowen

espiritualidade-corpo-lowen-bioenergetica

Esse livro foi um dos primeiros que li quando despertei para meu caminho na espiritualidade, antes mesmo do feminino sagrado. O autor, que é médico e psicanalista lança nessa obra sua tese sobre a bioenergética, conceito que estuda a ligação entre mente e corpo e o fluxo de energia que se manifesta em razão dela.

Nosso espírito manifesta-se por meio do nosso corpo; dessa forma, nossos desequilíbrios energéticos se manifestam também em nossos movimentos e postura. Lowen busca nos trazer de volta a consciência sobre esse elo para que possamos recuperar nossa graciosidade natural. Ela  vem com a compreensão e consequente liberação das limitações que nos impusemos por traumas e  que se manifestam fisicamente. Por meio de exercícios propostos no livro é possível identificar e iniciar a cura desses padrões corporais limitantes.

Sou muito fã do Lowen e de seu trabalho. Ampliei minha visão e hoje cuido com mais carinho desse instrumento tão poderoso para me expressar e que também é minha verdadeira casa durante minha passagem por este planeta: meu corpo. Recomendo muitíssimo, para qualquer pessoa!

Por enquanto é isso! Em posts futuros falo mais sobre outras obras.

De coração e útero,

Nikole França

3 comentários sobre “Indicação de livros sobre espiritualidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s