Olá, hermanas!
Nesse post vou falar um pouco sobre os livros que me inspiraram ao longo de minha jornada e onde aprendi muita coisa que transmito aqui no blog. Sintam-se livres para me escrever sobre dúvidas, indicações e a opinião de vocês.
Descubra as deusas dentro de você
Miranda Gray
Comecei por esse livro porque o considero uma ótima porta de entrada ao assunto do Sagrado Feminino. A autora, canalizadora da Benção Mundial do Útero, apresenta de forma bem resumida e simples a relação de cada fase de nosso ciclo com a lua e quais as energias predominantes, além de sugestões de rituais e exercícios para harmonizar-se de acordo com seu momento. Você também encontra uma tabela em que pode fazer anotações ao longo do período para estudar seus comportamentos e sentimentos ao longo do ciclo. Apesar de ser um bom começo, a ferramenta que recomendo é a Mandala da Lua.
Vale ressaltar que o livro é lindamente ilustrado pela Juliaro (de quem sou fã) artista que também faz trabalhos riquíssimos com mulheres. Por enquanto esse é o único livro da Miranda traduzido para o português, mas espero ansiosamente os próximos!
A ciranda das mulheres sábias
Clarissa Pinkola Estés
A autora ficou famosa pela bíblia do Sagrado Feminino: o livro “Mulheres que Correm com os Lobos”, mas esse livrinho também merece muita atenção. Curtíssimo (122 páginas e tem tamanho de bolso), foi um dos primeiros a que tive acesso no meu estudo.
A Clarissa escreve lindamente e tem muita propriedade no que fala. Fiquei simplesmente apaixonada pela forma como ela discorreu sobre os aspectos da face da Anciã, tema principal da obra. Ainda assim é possível retirar ensinamentos para todas as fases da vida da mulher. A leitura foi muito curativa e aprendi muito. Contadoras de histórias vão amar!
Apenas para dar um gostinho, segue um dos meus trechos favoritos:
“Toda árvore possui por baixo da terra uma versão primeva de si mesma. Por baixo da terra, a árvore venerável abriga ‘uma árvore oculta’, feita de raízes vitais constantemente nutridas por águas invisíveis. A partir dessas radículas, a alma oculta da árvore empurra a energia para cima, para que sua natureza mais verdadeira, audaz e sábia viceje a céu aberto.
O mesmo acontece com a vida de uma mulher. Como a árvore, não importa em que condições ela esteja acima da terra, exuberante ou sujeita a enorme esforço… por baixo da terra existe ‘uma mulher oculta’ que cuida do estopim dourado, aquela energia brilhante, aquela fonte profunda que nunca será extinta.”
Garotas selvagens – o caminho da Deusa jovem
Patricia Monaghan
Tenho um carinho muito especial por esse livro! Durante meu trabalho de resgate da Deusa jovem o encontrei quase por acaso e assim que comecei a ler fiquei encantada. A autora traz os mitos de Deusas de diversas culturas e faz uma breve análise sobre o aprendizado que ele nos traz.
Por fim, indica exercícios para trabalhar com a energia específica da Deusa e dá ideias divertidas e criativas sobre como incorporar o culto à Deusa ao seu dia a dia, com diversas opções de adaptação à sua vida. Recomendo para quem está iniciando agora. A leitura é leve mas introduz diversos conceitos importantes e interessantes nesse caminho, como por exemplo: a importância de se montar um altar, o significado dos amuletos, a relevância dos ritos de passagem, entre outros.
Uma colcha de retalhos e Sob a tenda vermelha
Cirandda da Lua
A Cirandda da Lua é um espaço de desenvolvimento humano idealizado e coordenado por Soraya Mariani, estudiosa do Sagrado Feminino e que também deu à luz ao Encontro Mundial de Círculos de Mulheres e a Universidade do Sagrado Feminino. Entre as atividades e vivências oferecidas no espaço estão Círculos de Mulheres. Ambos os livros são relatos de cura de suas participantes, mas inclui textos de grandes nomes do movimento, como Jean Shinoda Bolen e Mirella Faur.
É emocionante e energizante conhecer a jornada de mulheres que acreditaram no poder de seus úteros e transmutaram a dor em amor. Vale a pena celebrar a vitória de nossas irmãs e nos inspirar para os passos de nosso próprio caminho!
Madru – a lenda da grande floresta
Frederik Hetmann
Apesar de ser um livro inteiro de ficção, tenho certeza que você vai sair muito mais sábia depois de ler (por isso nós amamos histórias!). O autor narra a saga de Madru, filho das estrelas, pelo Caminho da Grande Floresta.
É uma aventura com vários elementos da mitologia celta, do folclore irlandês e alguns toques de xamanismo. Nos faz refletir bastante sobre quantos mundos existem além do nosso e como podemos nos relacionar e transitar entre eles.
Na orelha do livro há um tarô da Árvore. Eu, particularmente não usei, mas talvez você sinta conexão com ele… Se sim, me diga o que achou (:
A espiritualidade do corpo
Alexander Lowen
Esse livro foi um dos primeiros que li quando despertei para meu caminho na espiritualidade, antes mesmo do feminino sagrado. O autor, que é médico e psicanalista lança nessa obra sua tese sobre a bioenergética, conceito que estuda a ligação entre mente e corpo e o fluxo de energia que se manifesta em razão dela.
Nosso espírito manifesta-se por meio do nosso corpo; dessa forma, nossos desequilíbrios energéticos se manifestam também em nossos movimentos e postura. Lowen busca nos trazer de volta a consciência sobre esse elo para que possamos recuperar nossa graciosidade natural. Ela vem com a compreensão e consequente liberação das limitações que nos impusemos por traumas e que se manifestam fisicamente. Por meio de exercícios propostos no livro é possível identificar e iniciar a cura desses padrões corporais limitantes.
Sou muito fã do Lowen e de seu trabalho. Ampliei minha visão e hoje cuido com mais carinho desse instrumento tão poderoso para me expressar e que também é minha verdadeira casa durante minha passagem por este planeta: meu corpo. Recomendo muitíssimo, para qualquer pessoa!
Por enquanto é isso! Em posts futuros falo mais sobre outras obras.
De coração e útero,
Nikole França
Gratidão por compartilhar! ❤
Estamos juntas ❤
Que página maravilhosa, mulher! De forma, conteúdo e intenção!
Que venham muitos e muitos posts, e muitas e muitas seguidoras, até que sejamos um milhão em roda e em Lua!
Um beijo e parabéns!