Mulher, você é de lua!

A lua, satélite natural do planeta Terra, que rege a força das marés.

O útero, um dos principais centros energéticos femininos armazena nossas memórias ancestrais e emocionais e nos permite vivenciar, a cada mês, processos de morte e renascimento. Somos um símbolo vivo da ciclicidade da vida.

Uma lua está no céu e a outra, dentro de nós!

A lua do céu é nossa “lua externa” e nosso ciclo menstrual, nossa “lua interna”.

Ambas as luas possuem um ciclo médio de 28 dias, ficando 7 dias em cada fase. Isso é sincronicidade, não coincidência 😛

 

O CICLO MENSTRUAL (lua interna)

O ciclo da lua interna começa a ser contado a partir do primeiro dia de menstruação (que deve durar entre 3 e 5 dias de sangramento). A partir do 7º dia a mulher entra na fase pré-ovulatória. A partir do 14º no período fértil e no 21º no período pré-menstrual.

fases do período menstrual

OS CICLOS DA LUA

São 4 fases da lua, cada uma correspondendo a uma fase do ciclo menstrual, a uma fase da vida da mulher, a uma faceta da divindade feminina e a um dos elementos da natureza.

Tabela lua interna x externa

Tabela das luas por @francanikole

Para iniciar a sua análise tenha em vista que fazemos a relação entre a lua externa (do céu) e nossa lua interna (do nosso útero).

Estudar o seu ciclo menstrual te permite compreender como você age perante cada um desses aspectos da sua vida e acessar desejos e mensagens da sua essência feminina mais profunda, que se comunica conosco por meio de símbolos, da nossa sexualidade, da nossa arte, nossos sonhos, pensamentos, insights, intuições, comportamentos inicialmente inconscientes, entre outras formas de manifestação.

 

O SIGNIFICADO DE CADA LUA

Lua Nova

A lua nova trata de um momento de recolhimento de nossas energias. A mulher assume sua anciã e desce para sua caverna a fim de acessar a sabedoria profunda da terra. É um período de introspecção da mulher e intuição aflorada. As barreiras entre consciente/subconsciente/inconsciente se tornam mais fluidas e assim a mulher pode visitar com mais facilidade e clareza os diversos mundos que a compõem, bem como acessar visões que norteiem seu caminho para o início do novo ciclo.

A quietude da anciã normalmente vem acompanhada da necessidade de repouso, da dificuldade de concentração em aspectos práticos da vida e de uma lentidão nos pensamentos e ações. É também um período de muita sensibilidade.

Lua Crescente

A lua crescente representa a donzela, a menina. Independência é a palavra de ordem! Nesse momento a mulher sai renovada de sua caverna para, com muita energia, colocar em prática as ideias e insights que obteve na fase anciã.

É um período de muito entusiasmo e disposição física, ótimo para dar aquela guinada nos projetos. Com uma forte energia racional, intelectual e dinâmica, é comum se remeter à Deusa grega Ártemis como representante desse período no ciclo da mulher.

Ártemis representa a individualidade, a mulher íntegra e completa em si mesma e nos ensina a direcionar toda essa energia para nós, em nosso favor. Honrando nossos desejos e nossas necessidades sem culpa!

Lua Cheia

A lua cheia representa a fase mãe. Nesse período a mulher transborda tanta energia e com tanto amor, que sente a necessidade de compartilhar com todos ao redor, sendo um momento propício para nutrir aqueles a que ama e direcionar sua energia para o mundo.

É um período em que a mulher expressa muita sociabilidade, carisma e magnetismo.

Lua Minguante

Conhecida pela “TPM” (tensão pré-menstrual) a lua minguante representa a feiticeira. Afirmo que essa é a fase mais incompreendida do nosso ciclo!

Nesse período ocorre uma baixa na energia da mulher (que se prepara para a chegada da anciã) e aos poucos, as radiantes energias da lua cheia voltam a se direcionar para seu interior. A atividade física também diminui, o que pode deixar a mulher frustrada por não conseguir se direcionar ao que quer fazer.

A feiticeira é caracterizada por uma alta energia sexual e uma forte intensidade. Caso essa fase seja incompreendida a mulher pode se sentir frustrada, culpada ou com raiva pelos processos que está vivendo.

E AGORA, QUAL É MINHA LUA?

A lua em que você estiver menstruar aponta suas tendências naquele momento. Para ter uma visão geral de como você interage com essas energias ao longo do seu ciclo, comece a fazer anotações sobre como você se sente, o que pensa e quais os seus sonhos ao longo dos dias. O ideal é fazer isso em forma de mandala (é o que chamamos de mandala lunar). Depois, é só fazer a relação da sua lua externa com a lua interna para traduzir o que seu corpo e sua alma estão te dizendo.

Por exemplo: como vimos, a lua cheia representa uma fase de extroversão e brilho. Se você está menstruando (lua interna nova) durante ela, pode ser que esteja precisando acessar sabedorias com relação a esses aspectos.

Se a sua lua coincide com a lua externa (menstruando na lua nova), você sentira de forma mais intensa os processos de cada face feminina.

Miranda Gray utiliza o termo “lua vermelha” se referindo à mulher que está menstruando na lua cheia e “lua branca” para a mulher que menstrua na lua nova

PERGUNTINHAS

Existe lua certa para menstruar?

Muitas mulheres, ao lerem que a lua nova se refere à menstruação acreditam que deveriam menstruar nela. Nada disso! A lua em que você menstrua está justamente explicitando o momento em que você vive ou quais energias está precisando trabalhar.

E é normal que ao longo dos ciclos você vá trocando de lua, o que é maravilhoso para acessar novas e diversificadas sensações e faces de nós mesmas!

Meu ciclo é/está irregular. O que isso quer dizer?

Se você não faz uso de nenhum método contraceptivo hormonal e já verificou junto a um profissional da saúde que não possui nenhum desequilíbrio físico, seu ciclo pode estar refletindo oscilações de seus processos internos.

Um ciclo que leva mais de 28 dias pode indicar a dificuldade de digerir e deixar morrer algum aspecto que está sendo trabalhado. Um ciclo mais curto (menos de 26 dias) pode acontecer para uma mulher passando por mudanças muito intensas ou súbitas.

follow_the_colours_Alexandra_Dvornikova_12

Ilustração de Alexandra Dvornikova

 

Apesar de todas essas informações, a lua de cada mulher e sua conexão com sua natureza é ÚNICA. Para mim fez sentido compartilhar dessa forma porque é assim que venho experimentando essas energias.

Mas o verdadeiro conhecimento vem de dentro para fora. Busque em ti as respostas para suas dúvidas e inquietações (mas se ficar muito confuso, é só me procurar haha)

De coração e útero,

Niki

3 comentários sobre “Mulher, você é de lua!

  1. LuizaHelena disse:

    Muito esclarecedor ♥ obrigada por compartilhar.
    Eu já estava sentindo isso, meu ciclo está diminuindo faz 2 meses, e sentia que era um reflexo da minha vida que está passando por muitas mudanças.
    Aceito e acolho tudo isso, gratidão mana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s