A vaporização é uma experiência de cura, purificação e fortalecimento energéticos e físicos do canal vaginal e do útero.
Além do calor na região auxiliar no alívio de cólicas, fortalecimento do assoalho pélvico, aumento da libido e da fertilidade feminina e regularização da menstruação, a depender das ervas a serem utilizadas, outros desequilíbrios podem ser tratados.
NÃO REALIZAR DURANTE A GESTAÇÃO, POIS DILATA O COLO DO ÚTERO E PODE GERAR CONTRAÇÕES
Diferentemente dos banhos de assentos, que são mais populares, na vaporização você ficará de cócoras ou ajoelhada sobre a cumbuca com água quente e deixará o vapor medicinal das ervas direcionado à vagina.
Também é possível fazer de pé sobre a cumbuca utilizando uma saia longa que retenha o vapor.
Elas podem ser feitas em qualquer lua, dependendo da intenção desejada.
Contra-indicações: grávidas, quem possui pressão alta, está sofrendo com excesso de calor na menopausa ou está com algum desequilíbrio que causa coceira e erupções na vulva/vagina. Se estiver em alguma dessas situações mas quer fazer uso dos benefícios do vapor, converse com uma ginecologista natural ❤
1. Escolher a erva
Utilize sua intuição, pois apesar de nossa mente ter ideia do que queremos sanar, por vezes há bloqueios inconscientes que devem ser derrubados primeiro para que a mudança aconteça.
Neste post ainda não vou tratar dos benefícios de cada erva, para que vocês exercitem a sabedoria de vocês e se escutem!
Mas seguem as mais utilizadas e muito benéficas para as mulheres: camomila, lavanda, alecrim, tanxagem, artemísia, calêndula, folha de framboesa, pétalas de rosa, sálvia… e outras mais que seu coração apontar.
Podem ser usadas mais de uma por vaporização, frescas ou secas.
2. Agradecer
O primeiro passo em qualquer ritual de cura é firmar seu rezo, sua intenção. Tenha claro para ti e diga em voz alta ou repita para si o que você quer liberar e acessar por meio das ervas escolhidas e da vaporização.
Siga o que seu coração diz: faça sua oração favorita, chame seus guias, mentores ou anjos da guarda, agradeça ao Pai Céu e à Mãe Terra por seus frutos sagrados e honre o elemental da planta.
3. Infusão
Para preparar o vapor, você deve fazer tipo um chá, que é o que chamamos de ‘infusão’. Nela, você ferve a água e só depois disso coloca as ervas e deixa no recipiente tampado por uns poucos minutos, para não perder o vapor.
É importante que sua cumbuca seja de barro ou argila. Se não for possível utilize de outro material, mas evite o plástico. Um tamanho que acho bom é de uns 10 centímetros de diâmetro.
Para a minha cumbuca, que vão aproximadamente 400ml de água eu uso dois punhados (ou 3 colheres de sopa cheias) da erva seca. O que vale é o que você sentir na hora (só não precisa exagerar rs)
4. Ritual
No seu espaço sagrado, em que você pode acender uma vela, um incenso, deixar uma musiquinha tocando (as minhas favoritas estão nessa playlist no Spotify) ou cantar, você vai ficar agachada, ou de cócoras ou sobre um banquinho com abertura (tipo esse aqui) com a cumbuca entre suas pernas ou embaixo, direcionando o vapor para sua vagina.
O ideal é estar nua e com o corpo totalmente enrolado num cobertor. Caso isso não seja possível, use uma saia ou vestido longo. Lembre de ficar sem calcinha!
Respire, relaxe, tome consciência do seu corpo e aproveite o momento (;
Fique enquanto durar o vapor. Você pode deixar água no fogo para repôr, caso queira ficar mais tempo. Em geral dura de 15 a 20 minutos.
O ideal é não fazer durante a menstruação, que por si já é um momento de limpeza, morte e renascimento do ventre
5. O pós
Durante ou após a vaporização é normal que haja corrimento ou intensificação do muco vaginal. É seu corpo realizando uma limpeza e eliminando o que não serve mais.
Descarte a água e retorne as ervas para a terra, para transmutação e como gratidão à Pachamama.
É normal o relaxamento ser bem intenso e você sentir uma necessidade de dormir bastante logo em seguida. Por isso gosto de fazer a vaporização de noite, podendo dormir sem hora para acordar no dia seguinte.
Observe seus pensamentos, sonhos, lembranças e insights nos próximos dias! Eles trarão importantes mensagens sobre os processos que seu útero está passando e digerindo.
VAPORIZAÇÃO DA LUA NOVA
Essa vaporização deve ser feita durante os 7 dias de lua nova do mês, por 4 meses seguidos, aproveitando a energia disponível para limpezas profundas. O processo é o mesmo que foi ensinado acima, utilizando as seguintes ervas:
1º mês: tanxagem, para limpar, trabalhar e curar as memórias registradas no útero
2º mês: arruda, que realiza uma limpeza forte e profunda, também de memórias celulares e de antepassados
3º mês: alecrim, para trazer alegria e renovação. Pode ser substituída pela lavanda/alfazema, principalmente se estiver tentando engravidar.
4º mês: artemísia, que desperta as sabedorias ancestrais
Se estiver menstruando na lua nova pode adiantar e fazer na minguante.
É isso, mulheres! Desfrutem dos presentes da mãe terra e bons ciclos de limpeza e renascimento!
De coração e útero (vaporizado),
Niki
Tenho DIU, posso fazer a vaporização?
Re, as opiniões sobre isso variam. Antes eu não recomendava, mas li a orientação de uma ginecologista que disse não haver problema
Olá! Tenho um pólipo uterino grande, ele é benigno mas a indicação é de retirada por cirurgia. A vaporização ajuda nesse processo? Ela é indicada?
Se você não apresenta nenhum dos sintomas contraindicados e sente de fazer, com certeza ajuda, na parte física mas, principalmente, na energética/vibracional que deu abertura pro desequilíbrio se manifestar fisicamente
Fernanda, eu venho indicando por mais de 4 anos que toda mulher dance nos 3 primeiros dias da lua cheia para curar várias questões ligadas ao aparelho reprodutor feminino. Você pode dançar com ou sem música, vendo ou não a lua. A única recomendação é que no espaço(cômodo) onde vc estiver dançando não tenha a presença de homens. A lua regula as águas, e nosso corpo é majoritariamente composto por água entre outras relações que temos com os ciclos da lua. Intenciono que vc experimente e possa ser beneficiada. Abs
Bom dia. Estou com miomas uterinos que são vários e tamanhos variados ( alguns bem grandes) e necessitarei de cirurgia. Já adiei por mais de um ano, mas agora não tem mais como… Com a pandemia, o planejamento é para ser realizada em setembro. Ia fazer apometria para tratamento, já que por medo não queria operar, mas também uma semana antes foi suspenso. Lendo essa matéria me interessei pelo processo, porém, não terei como fazer os quatro meses. Então farei agora em agosto. Quais as melhores ervas para eu utilizar??? Grata pela matéria e informações!
Oi, Tatiane! Tem um outro post aqui no blog chamado “Ervanário da Mulher” em que listei várias ervas benéficas para a saúde da mulher! Veja lá qual ressoa em você.
Faço indicações pessoais no atendimento individual. Se quiser marcar uma consulta comigo, é só entrar nesse link: https://bit.ly/pachamanas
Olá, Pachamanas!
Tenho um pézinho de lavanda e gostaria de saber se posso usar as folhas na vaporização, pois tem poucas flores.
Obrigada e bjs.
Pode sim! A energia é do elemental da planta, não apenas das flores. Mas quando puder, use-as também e sinta a diferença! Bjs
Olá, fiz a vaporização a primeira vez com 4 ervas (artemisia, calêndula, manjericão e orégano) e em seguida após vaporização eu coei e tomei um banho do pescoço pra baixo com a água isso pode ser feito??
Como eu estava quase pra menstruar no outro dia a menstruação desceu, foi bem forte! E senti um pouco de dor de cabeça no pós vaporização.
Mana, sua intuição vale mais que qualquer indicação minha! Mas entendo que a água usada na vapo carrega a energia que foi limpa do seu útero, então o ideal é descartar direto na terra
Obrigada maninha! vou fazer minha primeira vaporização hj. Adorei o nome Pachamanas ❤
Por que quem usa diu não pode fazer a vaporização ?
Olá! Revi essa informação e pode sim. Antes, se dizia que o como o calor dilata a região, o DIU poderia mudar de lugar. Mas uma gineco disse que o local onde o DIU fica não é afetado pelo vapor
Eu tenho muita dúvida com relação à frequência que devo fazer as vaporizações.
Elaine, pode fazer quantas vezes sentir necessárias, no máximo por 7 dias seguidos e por ciclo menstrual
Gostei muito! Já tinha ouvido falar dos banhos de assento, mas nunca da vaporização. Estou querendo me conectar mais com a minha essência. Vou fazer!
Espero que essa medicina seja um reencontro consigo! Boas curas, Josi!
A Artemísia é difícil de encontrar nas feiras aqui no Rio. Ela pode ser substituída por quais outras ervas?
Eu substituiria pela camomila ou calêndula. Mas isso vai mudar um pouco o direcionamento do processo. Veja se não encontra on-line!
Linda postagem, vou preparar as ervas pra fazer, Gratidão.
Eu,estou na menopausa estou menstruando 3vzs ao mês,sai um sangue meio esquisito vê fedido isso e normal.
Querida, não posso te dar um diagnóstico por aqui… É melhor procurar uma ginecologista da sua confiança
Olá, grata pelo conteúdo =)
Na vaporização da lua nova podemos substituir a tanxagem por outra planta?
Não consigo encontrar…
Obrigada
Susana, ela muda de nome de acordo com a região. Tente procurar pelo nome científico, Plantago major. Se ainda sim não achar, pode substituir por calêndula. Mas a ação é diferente. Bjs!
Em Portugal está dificil de achar mas vou tentar de novo. Gratidão irmã Ahoooo
Niki, sabe se consigo achar essa calcinha da foto para compra? Achei excelente para trabalhar a educação íntima da mulher.
Ingrid, essa é uma obra de arte da Eleanor Haswell. Chama “Por que você tem tanto medo da sua anatomia?” se quiser pesquisar mais sobre