Interpretando os seus sonhos

O que são os sonhos? Os nossos sonhos tem sentido? Se sim, como compreende-los?
Há quem diga que sonhar e não prestar atenção ao próprio sonho é como receber uma carta e jamais a abrir para ler a mensagem que carrega.
Isto porque os sonhos são mensagens. Enquanto expressões absolutamente espontâneas de nossa existência, não manipuladas pelas nossas intenções, desejos e deliberações, eles trazem consigo aspectos inconscientes daquilo que estamos vivendo nos diferentes âmbitos de nossa vida.
O que cotidianamente é vivido de forma pouco clara e encoberta, no sonho encontra sua expressão e oportunidade para ser descoberto.
Portanto, toda a minha ênfase é a de que você se intimize do seu sonho a ponto de conseguir vivê-lo como uma ponte. O sonho é uma passagem que está disponível. E se você a trilhar, ela a(o) levará do encobrimento ao desencobrimento, do inconsciente ao consciente, de um estado fragmentado a uma maior integridade.
Não se deixe enganar, a aparente falta de sentido de um sonho é guardiã de profunda significatividade.
É preciso se atentar ao que está sendo aberto na experiência do sonhar, a partir de uma aproximação íntima e vivencial, de forma a compreender o que, a respeito de nós mesmos, está ali sendo mostrado.
Para tanto, primeiramente, você deve, logo após acordar, transcrever o seu sonho. Procure o descrever do modo mais completo possível.
Neste seu relato, devem constar que fenômenos estiveram presentes na experiência do sonhar, o modo como eles apareceram, teus sentimentos e sensações durante o sonho, e o modo mesmo como você se relacionou, durante o sonho, com aquilo que se mostrou no sonhar.
Tudo o que aparece e se dá em um sonho, é você mesma(o). Atentar ao que se mostra, como se mostra, ao sentido que se anuncia no que aparece, possibilita que compreendamos como estamos sendo em nossa vida. Possibilita que tragamos à luz modos de ser nossos encobertos em nossa existência cotidiana não-onírica.
O sonhos são veículos daquilo sobre nós mesmos e de nossa vida que está oculto. São reflexos precisos e sofisticados de como andamos sendo.
Uma boa maneira de aproveitar a mensagem que os sonhos carregam, é trazendo os sonhos de volta a vida.
Portanto, não se trata de enveredar pelos caminhos do raciocínio. Pelo raciocínio, facilmente evitamos aquilo que quebraria os limites do que já compreendemos. É preciso que deixemos o sonho falar.
Após ter transcrito o seu sonho, pegue um gravador. Com ele ligado, escolha um elemento presente no sonho, e seja-o. Se você sonhou com uma casa sem portas, seja a casa sem portas. Viva-a inteiramente. Você irá dizer, em voz alta, da seguinte maneira: “Eu sou uma casa sem portas, qualquer um pode entrar e sair de mim, aqui ninguém mora, eu me sinto assim e assado, eu…”
Falando em primeira pessoa, sem planejamento prévio, você dirá tudo o que aquele elemento do sonho é. Ele falará por si. E assim, um a um, você se tornará todos os elementos presentes no sonho. Aquilo que cada um expressa a respeito de ti, será expresso pela tua própria boca e vivido pelo teu coração.
Após ter sido todos os elementos o que estava no sonho, os coloque em uma conversa. Abra um diálogo entre eles, sempre os sendo em primeira pessoa. Você notará conflitos presentes no sonho – e, portanto, em você – se evidenciando. Abrindo diálogo entre as partes num conflito, quem sabe o que pode acontecer?
Faça questão de ter todo esse material vivo gravado. Depois, transcreva-o. Você ficará maravilhada em descobrir o quanto um sonho abre de caminhos para que você esteja de volta consigo mesma(o)
 –
Para mais sobre psicologia, siga @amoradadoser
A morada do nosso acontecimento
Tarik Ganizev Jimenez
Psicólogo Clínico
(11) 94205 2172

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s