Ervanário da mulher

Seguem algumas ervas e flores com propriedades benéficas para a saúde da mulher. A maioria pode ser utilizada na forma de chás, banhos, banhos de assento ou vaporizações do útero.

É importante verificar a especificidade de cada uma (nem todas podem ser ingeridas). Elas podem ser usadas sozinhas ou em conjunto com outras, mas sempre recomendo um tratamento mais focado, utilizando no máximo 3 ervas, independentemente da forma como serão utilizadas.

Foquei no tratamento físico que cada uma delas nos oferece, mas existe também o aspecto energético em que cada uma atua. Mas nesse caso, recomendo que você consulte a sua intuição e seu coração… Como já disse Pilar Echeverri Zambrano, curandeira Samai:

“Sabias que as plantas que mais nos agradam guardam curas maravilhosas para nossas doenças?”

ALCAÇUZ: o chá da raiz de alcaçuz promove a ovulação, auxilia no equilíbrio hormonal e trata o hirsutismo.

ALECRIM: seu chá alivia cólicas menstruais e é benéfico para a libido. Na vaporização estimula a menstruação.

ARRUDA: usada na vaporização trata amenorreia (ausência de menstruação) e é analgésica.

ARTEMÍSIA: erva de poder para a mulher. Seu chá trata amenorreia, desequilíbrios hormonais, cólicas uterinas e sintomas da TPM. Também pode (e deve!) ser utilizada na vaporização do útero. É anti-cancerígena e anti-inflamatória. É a erva da Deusa Artemis e nos conecta com o feminino profundo, melhora nossa percepção espiritual e eleva a vibração. Tomar seu chá antes de dormir estimula sonhos e visões.

BABOSA: aplicar seu gel nas feridas da herpes.

BARBATIMÃO: trata infecções em geral, especialmente a urinária. Pode ser usada em chá ou em banho de assento. O banho é realizado com sua casca e além das infecções, trata candidíase e melhora o tônus vaginal.

CALÊNDULA: liberada para uso em chá, banho de assento ou vaporização. Trata a amenorreia, cólicas menstruais, hemorroidas e infecções vaginais.

CAMOMILA: outra plantinha amiga das mulheres, é boa contra corrimento, candidíase e herpes genital na forma de banho de assento. Seu chá alivia cólicas menstruais e durante a gravidez evita o aborto. Como diz Palmira Margarida, camomila na ppk é sempre bom.

CANELA: atua contra os ovários policísticos (tomar uma colher de chá em pó para um copo de água quente). Seu chá (feito com a casca/pau) ameniza cólicas menstruais.

CHÁ-VERDE: o extrato de chá verde diminui o volume e o peso de miomas uterinos.

CRAVO: o chá é benéfico para a libido.

DENTE-DE-LEÃO: seu chá auxilia no tratamento contra cistos no ovário e contra a candidíase. Seu banho de assento é bom contra infecção urinária.

FOLHA DE AMORA: o chá trata a amenorreia, cólicas menstruais, cistos no ovário,  desequilíbrios hormonais e ameniza os sintomas da menopausa.

GENGIBRE: seu chá estimula a circulação, auxiliando no tratamento de miomas no útero. Também alivia cólicas menstruais e é bom para a libido. Alivia os enjoos do primeiro trimestre de gravidez.

HAMAMELIS: no banho de assento trata hemorroidas, tonifica os músculos uterinos após abortos espontâneos e do parto. Evite ingerir seu chá durante amamentação. Durante a menopausa regula transtornos circulatórios.

HIBISCO: seu chá trata a amenorreia (preparar com canela).

HORTELÃ: seu chá atua no tratamento contra ovário policístico, reduz os níveis de testosterona e trata o hirsutismo.

LAVANDA (ou ALFAZEMA): amorzinho da minha vida. Seu chá trata a amenorreia. O banho cicatriza as feridas da cesariana. O banho de assento após o parto auxilia na cicatrização da região.

MACASSÁ (ou CAATINGA DE MULATA): o chá trata a amenorreia.

MALVA: utilizar suas flores no banho de assento contra infecção urinária.

MANJERONA (não é manjericão): ingerir o chá para aliviar cólicas uterinas.

ORÉGANO: o chá alivia cólicas menstruais.

ROSA BRANCA: trata a menstruação intensa ou irregular, calores da menopausa, alterações de humor e suor excessivo. Cura traumas femininos profundos como abortos, abusos sexuais, depressão pós-parto, cesarianas e histerectomia.

SÁLVIA (salvia officinalis. Prestenção pra não pegar de outro tipo): seu chá trata a amenorreia, diminui os calorões da menopausa, alivia as cólicas menstruais, regula a menstruação e atua na regulação hormonal.

SALSAPARRILHA: o chá diminui os calorões da menopausa.

TANXAGEM: aumenta a imunidade e é boa contra candidíase, corrimentos, infecção urinária e inflamações vaginais, na forma de banho de assento. Usada na vaporização atua contra miomas no útero, vaginite, feridas no útero, cólicas, endometriose, problemas de bexiga e HPV. Também pode ser ingerida como chá. Ajuda a estancar hemorragias.

URTIGA: o chá auxilia no tratamento de miomas uterinos.

VALERIANA: ingerir o chá para aliviar dores causadas por miomas no útero. Regula as emoções na menopausa. É relaxante, portanto, útil em casos de estresse, insônia, nervosismo ou medo.

Bom proveito!

De coração e útero,

Niki

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s