Seguem algumas ervas e flores com propriedades benéficas para a saúde da mulher. A maioria pode ser utilizada na forma de chás, banhos, banhos de assento ou vaporizações do útero.
É importante verificar a especificidade de cada uma (nem todas podem ser ingeridas). Elas podem ser usadas sozinhas ou em conjunto com outras, mas sempre recomendo um tratamento mais focado, utilizando no máximo 3 ervas, independentemente da forma como serão utilizadas.
Foquei no tratamento físico que cada uma delas nos oferece, mas existe também o aspecto energético em que cada uma atua. Mas nesse caso, recomendo que você consulte a sua intuição e seu coração… Como já disse Pilar Echeverri Zambrano, curandeira Samai:
“Sabias que as plantas que mais nos agradam guardam curas maravilhosas para nossas doenças?”
ALCAÇUZ: o chá da raiz de alcaçuz promove a ovulação, auxilia no equilíbrio hormonal e trata o hirsutismo.
ALECRIM: seu chá alivia cólicas menstruais e é benéfico para a libido. Na vaporização estimula a menstruação.
ARRUDA: usada na vaporização trata amenorreia (ausência de menstruação) e é analgésica.
ARTEMÍSIA: erva de poder para a mulher. Seu chá trata amenorreia, desequilíbrios hormonais, cólicas uterinas e sintomas da TPM. Também pode (e deve!) ser utilizada na vaporização do útero. É anti-cancerígena e anti-inflamatória. É a erva da Deusa Artemis e nos conecta com o feminino profundo, melhora nossa percepção espiritual e eleva a vibração. Tomar seu chá antes de dormir estimula sonhos e visões.
BABOSA: aplicar seu gel nas feridas da herpes.
BARBATIMÃO: trata infecções em geral, especialmente a urinária. Pode ser usada em chá ou em banho de assento. O banho é realizado com sua casca e além das infecções, trata candidíase e melhora o tônus vaginal.
CALÊNDULA: liberada para uso em chá, banho de assento ou vaporização. Trata a amenorreia, cólicas menstruais, hemorroidas e infecções vaginais.
CAMOMILA: outra plantinha amiga das mulheres, é boa contra corrimento, candidíase e herpes genital na forma de banho de assento. Seu chá alivia cólicas menstruais e durante a gravidez evita o aborto. Como diz Palmira Margarida, camomila na ppk é sempre bom.
CANELA: atua contra os ovários policísticos (tomar uma colher de chá em pó para um copo de água quente). Seu chá (feito com a casca/pau) ameniza cólicas menstruais.
CHÁ-VERDE: o extrato de chá verde diminui o volume e o peso de miomas uterinos.
CRAVO: o chá é benéfico para a libido.
DENTE-DE-LEÃO: seu chá auxilia no tratamento contra cistos no ovário e contra a candidíase. Seu banho de assento é bom contra infecção urinária.
FOLHA DE AMORA: o chá trata a amenorreia, cólicas menstruais, cistos no ovário, desequilíbrios hormonais e ameniza os sintomas da menopausa.
GENGIBRE: seu chá estimula a circulação, auxiliando no tratamento de miomas no útero. Também alivia cólicas menstruais e é bom para a libido. Alivia os enjoos do primeiro trimestre de gravidez.
HAMAMELIS: no banho de assento trata hemorroidas, tonifica os músculos uterinos após abortos espontâneos e do parto. Evite ingerir seu chá durante amamentação. Durante a menopausa regula transtornos circulatórios.
HIBISCO: seu chá trata a amenorreia (preparar com canela).
HORTELÃ: seu chá atua no tratamento contra ovário policístico, reduz os níveis de testosterona e trata o hirsutismo.
LAVANDA (ou ALFAZEMA): amorzinho da minha vida. Seu chá trata a amenorreia. O banho cicatriza as feridas da cesariana. O banho de assento após o parto auxilia na cicatrização da região.
MACASSÁ (ou CAATINGA DE MULATA): o chá trata a amenorreia.
MALVA: utilizar suas flores no banho de assento contra infecção urinária.
MANJERONA (não é manjericão): ingerir o chá para aliviar cólicas uterinas.
ORÉGANO: o chá alivia cólicas menstruais.
ROSA BRANCA: trata a menstruação intensa ou irregular, calores da menopausa, alterações de humor e suor excessivo. Cura traumas femininos profundos como abortos, abusos sexuais, depressão pós-parto, cesarianas e histerectomia.
SÁLVIA (salvia officinalis. Prestenção pra não pegar de outro tipo): seu chá trata a amenorreia, diminui os calorões da menopausa, alivia as cólicas menstruais, regula a menstruação e atua na regulação hormonal.
SALSAPARRILHA: o chá diminui os calorões da menopausa.
TANXAGEM: aumenta a imunidade e é boa contra candidíase, corrimentos, infecção urinária e inflamações vaginais, na forma de banho de assento. Usada na vaporização atua contra miomas no útero, vaginite, feridas no útero, cólicas, endometriose, problemas de bexiga e HPV. Também pode ser ingerida como chá. Ajuda a estancar hemorragias.
URTIGA: o chá auxilia no tratamento de miomas uterinos.
VALERIANA: ingerir o chá para aliviar dores causadas por miomas no útero. Regula as emoções na menopausa. É relaxante, portanto, útil em casos de estresse, insônia, nervosismo ou medo.
Bom proveito!
De coração e útero,
Niki
Oi! Procurei a artemisia para comprar e encontrei dois tipos, a vulgaris e a absinthium. Qual delas seria? Obg
Pode usar qualquer uma delas! Ambas auxiliam no alívio das cólicas e regulam o ciclo
Maravilhoso!
O chá de rosa branca para cura de traumas seria pra ser usado de qual foram? Banho de acento, vaporização ou ingestão?
Pode usar de todas essas formas, inclusive banho energético (no corpo). Bjs!
Adoro ervas mas tem que tomar muitos cuidados especialmente com a barbatimão esse não pode ser engerido
Sim! Como eu disse no começo do texto, essas são apenas sugestões, devendo ser observada mais profundamente a ação de cada erva. No caso do Barbatimão, o chá pode ser ingerido, sob orientação profissional e com moderação. Obrigada pela contribuição!
Ouvi dizer que aroeira também atua contra a candidíase
Nunca testei, Isa! Se eu conseguir aroeira vou experimentar
algumas dessa ajuda na dispaurenia (dor no sexo)??
Depende da raiz emocional da dor. Descobrindo qual é, você pode buscar a erva que trabalhe a energia relacionada
Nikole,
Quando você sabe que é de cunho emocional, de outras vidas e dessa também, de abusos e violências. Indicarias alguma em específico?
Obrigada desde já!
Não tenho como indicar sem ter contato profundo com a questão… nesse caso te recomendo pensar na questão e pedir à sua intuição pra apresentar a erva que você precisa
Olá, adorei seu artigo, bastante informativo, eu gostaria de saber as fontes que vc usou porque estou muito interessada no assunto e queria estudar mais a fundo, agradecida demais, parabéns pelo blog!
Que bom saber disso, Lari! Estou há alguns anos nessa trilha de conhecimento das ervas… Muito daí veio da sabedoria popular, intuições e testes. Mas como base sigo a linha da Umbanda, do Samai e da Ginecologia Natural da Anna Sazanoff. Bons estudos!
Olá. Tenho 60 anos, tive 6 filhos e estou com espessamento no endometrio, aguardando por biópsia através do SUS. Creio no poder das plantas e preciso orientação quais e como usa-las. Grata, Anete.
Oi, Anete! Pra casos específicos recomendo acompanhamento com uma ginecologista natural, que vai analisar todo seu quadro. Me envia um email que te passo o contato! Bjs!
Olá, eu queria saber dessas ervas quais posso usar na vaporização, e se tem alguma que usando na vaporização pode prejudicar de alguma forma. Obrigada!
Oi, Le! Todas podem ser usadas na vaporização, sempre com moderação (;
Posso misturar vários tipos de chás na minha rotina ? Por exemplo, comprei 6 tipos da sua lista acima, posso ir intercalando?
Siim! (: o que sugiro é um foco… trabalhar com no máximo 3 ervas por vez e por um período longo, pq os efeitos são sutis e surtem a longo prazo
Olá! Ameeei as informações, procurava por elas há bastante tempo! Obrigada por compartilhar!
Queria saber com que frequência posso tomar esses chás. Tenho ovários policísticos e decidi me libertar da pílula. Minha endocrinologista disse que tudo bem, mas desde que eu banque os sintomas. Sempre acreditei em ervas e curas naturais e quero muito me tratar com chás, só queria saber com que frequência posso tomá-los. Tudo bem se for todo dia o de canela, por exemplo?
Oi, Mari! Que bom saber que você curtiu! A recomendação geral é de 1 a 3 xícaras de chá por dia, no máximo, por 7 dias. Depois disso é bom dar uma pausa, para seu corpo não se acostumar e deixar de reagir ao princípio ativo da erva. Tenta combinar seu tratamento com outras práticas (florais da lua, vaporização do útero e aromaterapia, por exemplo). Muita sorte nessa jornada de cura ❤
você ainda faz isso? também queria me livrar da pilula mas tenho receio
Marcella, eu faço atendimentos individuais em ginecologia natural. Se quiser suporte para deixar a pílula com segurança e saúde, vem conversar comigo! O link para reservar um horário é esse aqui: https://bit.ly/pachamanas
O tempo de infusão de cada chá é uma questão pra mim. Tem alguma publicação a respeito aqui?
Não tenho nenhum post porque depende mesmo de cada erva, Melissa, mas a regra geral é:
folhas e pétalas: 5 a 10 minutos de infusão (jogar a água fervente e tampar)
raízes e cascas mais duras: ferver junto com a água (é uma decocção, não infusão)
Obrigada pelas informações! Realmente muito úteis.