Resenha: calcinhas absorventes

Felizmente o coletor já se popularizou bastante como alternativa ao absorvente descartável. Vem crescendo também a procura pelos bioabsorventes (absorventes de pano) ou, simplesmente paninhos. Já contei pra vocês da minha experiência com ambos nesse post, e hoje vou comentar sobre mais uma alternativa para nós: as calcinhas absorventes!

Há quase um ano eu venho usando essas calcinhas e afirmo que abandonei os paninhos (que eram meus xodós <3).

Testei de tudo quanto é jeito, com tudo quanto é roupa, 3 modelos principais: tanga clássica (para fluxo moderado), hot pant e short noturno (para fluxo intenso). Para todo o meu ciclo (que dura 3 dias) consegui me virar com 5 calcinhas. Quando dura um pouco mais, recorro ao coletor. Talvez mais 2 seria o ideal para ficar apenas nelas. Pro dia a dia continuo com minhas calcinhas de algodão.

calcinha absorvente

A preta e a azul são noturnas, a vermelha hot pant e a bege é uma tanga clássica

Meu fluxo é moderado, então, para poder passar metade do dia com uma delas e não precisar trocar no trabalho ou na rua, uso principalmente o shorts noturno. Conforme o fluxo diminui, uso a hot pant e a tanga.

Então vamos pra resenha! Avaliei as calcinhas em termos de conforto, higiene, praticidade, durabilidade e custo-benefício, numa escala de 1 a 5. E o resultado vocês conferem abaixo:

CONFORTO: 4

Os 3 modelos são mega confortáveis de vestir. O shortinho não dá vontade de tirar por nada! E a sensação de ir ao banheiro sem ter que pensar em trocar de paninho ou esvaziar o coletor é uma delícia. Com certeza acrescentou qualidade de vida pro meu ciclo.

A hot pant tem o plus de cobrir o ventre, ajudando a ficar mais quentinho, protegido e a segurar a bolsa de água quente quando estou com cólicas 😛

A única questão é que, como o revestimento absorvente é bem grosso, no calor, os modelos para fluxo intenso ficam abafados. E dependendo da posição que você senta, você sente o pano da calcinha todo embolado (que nem com absorvente normal de calcinha). Para os modelos de fluxo intenso, roupa muito justa também não rola.

HIGIENE: 5

De acordo com a fabricante, o tecido absorvente das calcinhas possui 4 camadas: a

forro calcinha absorvente

forro da calcinha

primeira, que fica em contato com a pele, é de fibras naturais. O segundo é antibacteriano, o que elimina eventuais odores. O terceiro é super absorvente e o quarto é à prova d’água, então não tem chance do sangue vazar pela calcinha.

De fato, mesmo depois de muitas horas de uso, não senti nenhum odor e ela nunca vazou.

Além disso, como por dentro ela é toda preta, não fica com aquele aspecto manchado que nem os paninhos (por mais que a gente esfregue com sabão de coco rs), então parecem sempre novinhas.

A única questão que levanto é que o tecido absorve apenas líquidos. Então se você libera muitos coágulos e te incomodar, ao longo do dia vai precisar secá-los da calcinha com um papel higiênico.

PRATICIDADE: 3

Se o seu fluxo não for tão intenso a ponto de você precisar trocar a calcinha, ótimo, nota 5. Agora, se você precisar trocar no meio do dia, achei bem treta. Primeiro porque é bem mais chato trocar de calcinha no banheiro da facul ou do trabalho do que de absorvente. Além disso, ela é bem maior e ocupa mais espaço na bolsa do que os paninhos dobrados.

Para viajar, continuo optando pelo coletor, porque a calcinha é delicada e tem algumas especificidades: para lavar na máquina precisa enxaguar antes, usar saquinho especial, não pode usar alvejante, amaciante, não pode ir na secadora e não pode passar a ferro. Eu não quis arriscar deixar na lavanderia que eu duvido que leia a etiqueta (aliás, no Peru as lavanderias perderam calcinhas minhas D:)

Também é difícil ter em hostels ou hotéis um lugar para lavar à mão e estender a gente mesma.

Por ser mais grossa, ela ocupa mais lugar na mala e demora mais pra secar. Se estiver frio, você vai precisar ter algumas a mais na mão. Ou seja: seria uma mala só pras calcinhas hahahahah

Quando comecei a trabalhar de casa não senti tanto impacto. Eu me mexia menos e tinha privacidade e espaço para me higienizar e trocar de calcinha. Então esse item depende bastante do seu estilo de vida.

DURABILIDADE: 5

Ainda não completei um ano, mas até agora, seguindo as instruções de lavagem delas e cuidando com carinho, parecem novinhas. De acordo com o fabricante, a vida útil delas é de 2 anos (ou 50 lavagens).

Confesso que achei pouco, porque tive paninhos que duraram mais… Espero que essa seja uma perspectiva conservadora… Daqui a 2 anos eu volto pra vocês e digo como ela vai estar!

CUSTO-BENEFÍCIO: 2

 Dependendo do modelo e da marca você encontra essas calcinhas por uma média de R$ 56 – R$ 105 cada uma. É beeeeeeem mais caro do que investir em paninhos, principalmente considerando que você vai precisar de no mínimo duas por dia. Coletor nem se fala, já que você paga o valor de uma só calcinha e dura 10 anos.

Se você tiver condições financeiras e quiser investir no seu conforto, acho que vale muito a pena. Mas tanto o paninho quanto o coletor continuam sendo alternativas maravilhosas e mais em conta.

Minha esperança é que ela vá se popularizando e ficando mais viável economicamente.

As marcas que vi comercializarem as calcinhas no Brasil até o momento são Inciclo, Korui, Pantys e Violeta Cup. Mas tem muita mana artesã que está fazendo também!

Pra plantar a lua, é só deixar a calcinha de molho por 30 minutos e colher a água.

Em resumo: apesar do preço não ser popular, indico a calcinha sim, principalmente pra quem tem o fluxo mais leve/moderado. Como qualquer método ela não é perfeita e não irá agradar a todas, então se optar por essa opção, comece comprando uma e testando. De qualquer forma, é muito bom ver que finalmente estão investindo em alternativas ecológicas, confortáveis e respeitosas com nosso corpo ❤

E aí, depois dessa, quem tá a fim de usar a calcinha absorvente?

De coração e útero,

Niki

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s