origem da lua vermelha

Existe uma denominação especial para quem menstrua na lua cheia: é o ciclo chamado de “lua vermelha”. Abrange quem está num movimento oposto à energia da lua vigente (a mãe nutridora e fértil). Foi associada, portanto, com a mulher sábia, indomável, pois sua energia se direciona ao seu desenvolvimento interior e não na formação da próxima geração. Nas sociedades patriarcais antigas, as mulheres nesse ritmo eram excluídas dos ritos e celebrações das mulheres que ovulavam, pois representavam a metade escura da lua cheia.

Quem menstrua na lua nova, coincidindo com seu significado arquetípico, está no “ciclo da lua branca”. Se você está lunando em alguma das outras fases (crescente ou minguante) não existe um “rótulo” específico. Mas isso não significa que você está “descompassada”.

A sintonia com a lua não significa que devemos menstruar apenas nas fases arquetípicas correspondentes ao ciclo menstrual.

São nomenclaturas que apoiam nosso estudo, ajudam a identificar os padrões e coincidências entre nós, a lua e as mulheres com quem convivemos. As tendências que são apontadas, entretanto, não devem se sobressair à sua perspectiva pessoal sobre o que menstruar em cada período te ensina.

Menstruar em uma ou outra lua não é melhor ou pior, nem certo nem errado. Inclusive, ao longo da vida, é provável e desejável que você troque de lua inúmeras vezes, incorporando as mensagens que sua alma quer te transmitir e trazendo a oportunidade de vivenciar a conexão de diversas maneiras em diferentes fases de sua vida.

E quem não menstrua? Pode fazer a mandala lunar diariamente e observar como seus insights, sonhos, libido e outras sutilezas são afetados pela lua e descobrir em qual delas se reconhece.

De coração e útero,

Nikole França

Denominações apresentadas por Miranda Gray em seu livro “Lua Vermelha”

Imagem de Laysa Ehsan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s