menstruar é se empoderar!

Lara Owen chama de “tecnologia da desconsideração” os produtos criados pela indústria para esconder a menstruação: absorventes internos, sabonetes íntimos, anticoncepcionais para não menstruar, desodorantes vaginais, etc. Esse é um alerta sobre esse tipo de produto, que a princípio auxiliou na libertação da mulher, mas que também pode ser utilizado para reforçar o estereótipo de supermulheres que dão conta de tudo e agem da mesma maneira o mês inteiro, estando menstruadas ou não.

Esse é um argumento que trabalha a favor da lógica do patriarcado. Ao entrar no mercado de trabalho, a mulher se adaptou a horários e rotinas criados por homens. Até que ponto continuar tentando crescer dentro desse cenário, ignorando nossas particularidades, é de fato empoderamento?

Pra mim, a mudança está também em abrir e ocupar espaços que abarcam o corpo que sangra, que gesta e que se transforma de maneira dinâmica. Em também ser valorizada e respeitada a psique cíclica, a inteligência intuitiva e toda a riqueza trazida por se vivenciar o ciclo menstrual.

Está tudo bem se apresentar de maneiras diferentes e ter necessidades diferentes. É isso que enriquece e diferencia seu trabalho, suas relações, sua maneira de criar e se expressar. Esse é um movimento que leva toda a humanidade a começar a aceitar e acolher as diferenças. Respeitar e honrar o que a natureza apresenta. Não reafirmar que determinadas características biológicas são inferiores e devem ser ignoradas.

O sangue menstrual é limpo, rico em fertilizantes, sinal de vida e saúde, derramado sem causa violenta e tem uma origem mágica e misteriosa. Não há motivo para se envergonhar dele. Ele é belo. E se a gente recontasse a história da menstruação para nós mesmas e para as mulheres que conhecemos?

 

De coração e útero,

Nikole França

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s