Rima com maravilhosa e não é por acaso. Eita plantinha versátil!
É antisséptica, bactericida, desintoxicante, cicatrizante, melhora a imunidade, previne o câncer, protege o fígado, é boa para o sistema digestivo, rejuvenescedora… Seus principais usos são tópicos, para hidratar e cuidar da pele ou para tratar lesões e queimaduras.
Na ginecologia natural, pode ser utilizada no tratamento de candidíase e gardnerella, por meio da aplicação de seu gel no canal vaginal. Usei pra candidíase e funcionou pra mim.
Então por que ela é proibida no Brasil? Por conta de uma substância chamada aloína, a seiva amarela que envolve o gel e é tóxica para nosso organismo, comprometendo rins e fígado. Para utilizar ou ingerir a babosa é preciso primeiro retirar os espinhos laterais da folha e deixar escorrer toda essa seiva. Utilize um prato embaixo, pois pode manchar a pia.
Depois é só lavar e usar, ou congelar pra usar depois. O gel, sem a aloína não tem cheiro nem cor.
Se quer colher a babosa que tiver em casa, espere pela primeira floração. Antes disso, ela contém muita aloína. Retire a folha pela manhã ou depois das 17h, sempre evitando sol intenso. Também não colha após muita chuva. Observe se a folha está bem hidratada, gordinha. Deve ser retirada a folha inteira desde o caule para crescer outra no lugar
Depois de todo o processo de retirada da seiva, um gelinho de gel é bem-vindo em sucos detox, mas ela nunca deve ser submetida ao calor (cozida, refogada, etc)
Amor,
Nikole França
Conhecimento absorvido durante o Encontro Raízes de 2019.
é maravilhosa como lubrificante tb 😉