19 de abril: dia da indía

19 de abril celebra-se ou recorda-se do dia do índio. Quero trazer então um mito indígena brasileiro sobre a força feminina

 

No norte do Brasil temos uma lenda sobre as Icamiabas, uma tribo de mulheres guerreiras, que formavam uma sociedade matriarcal e habitavam o Baixo Amazonas.
Indignadas com as proibições de tocar nos armamentos de guerra e caça, um grupo de índias se rebelou, tomou para si arco e flecha e fugiram da aldeia, deixando os homens para trás. Após andarem exaustivamente pela mata, chegam numa serra com um lago que acreditam ser a morada de Iaci, a Lua, enfermeira dos corações doentes, mãe das filhas selvagens, dos lagos e dos Muiraquitãs, onde estabeleceram sua morada.
Durante a lua crescente ou cheia, realizavam uma festa à beira do lago, que batizaram Iaci-Uaru (Espelho da Lua).

Reunidas às margens da água, quando a lua estava refletida em sua superfície, as índias mergulhavam e recebiam de Iaci os Muiraquitãs consagrados. Os Muiraquitãs eram amuletos feitos com o barro do fundo do lago. Eram dados de presente aos consortes das índias e usados para dar proteção, felicidade, boa sorte e afastar doenças e infertilidade. A lenda possui inúmeras variações, mas sempre trazendo a conexão, força e magia dessas ancestrais que lutaram pela liberdade.

Todo dia é dia de lembrar que o solo em que pisamos, por muitas gerações foi guardado com responsabilidade pelos indígenas. Que a gente possa honrar essa cultura e sabedoria protegendo a natureza e garantindo os direitos dos povos nativos.

De coração e útero,

Nikole França

Imagens de Moara Brasil, artista indígena ycamiaba e neocabana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s