feminino sagrado

Concordo que o uso massivo de algumas expressões de movimentos femininos, como “sororidade”, “empoderamento” e até mesmo “sagrado feminino” as esvaziaram de sentido e muitas de nós temos buscado alternativas para expressar nossos posicionamentos.

Mas venho pedir uma licença poética para que não deixemos de buscar as origens, conhecer e nos apropriar deles.

Venho falar especialmente do tal “Sagrado Feminino”. Ele surgiu como um movimento de resgate da espiritualidade feminina, retomando imagens de poder, força, autoridade e conexão da mulher dentro da cultura mística, esotérica ou transcendental.

É comum a utilização de mitos de inúmeras origens, mas a princípio não está intrinsecamente relacionado a nenhuma religião. Nem à wicca, nem ao paganismo, ou qualquer outra que surja na sua mente quando ouve essas palavras.

Existem crenças que se direcionam majoritariamente ao princípio divino feminino, e é comum que sejam buscadas inspirações nessas práticas para a construção de novos modelos de protagonismo da mulher no âmbito espiritual. Mas você não está se tornando adepta de nenhuma doutrina específica ao se interessar pelo “SF”.

Tem muito mais a ver com aprendermos que existem outras construções e percepções de religiosidade que não aquela que nos é ensinada como natural dentro da sociedade patriarcal em que fomos criadas.

É sobre nos dar a opção de vivenciar esse aspecto numinoso de ser humanas contemplando possibilidades mais amplas de nos expressar.

Independente de como você exterioriza essa conexão, seja num círculo de mulheres, num clube de livros feministas, num ritual diário individual, plantando sua lua ou empreendendo… Se você acredita e se fortalece a partir da união de mulheres e do reconhecimento de todas as maneiras de ser mulher, sinta-se representante dessa teia também, se assim quiser.

Somos sagradas. Inclusive (e principalmente) em nossas faces “profanas”.

Amor,

Nikole França

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s