como foi sua primeira menstruação?

Você se lembra de como foi receber a sua menarca? O que sua mãe, avó, irmã, tia te disse? Como as mulheres da sua família te ensinaram sobre essa nova fase da vida? Como elas se comportavam em relação a isso?

Os conteúdos expressos e inconscientes dessas relações vão traçar os contornos de sua forma de agir com seu corpo e se manifestar como mulher no mundo.

A menstruação é mais do que os dias em que desce o nosso sangue. É todo um ciclo interno em que temos a oportunidade de entrar intimamente em contato com todas as energias dinâmicas disponíveis durante cada período.

Somos cíclicas e multifacetadas, mas silenciamos essa riqueza de personalidade em prol da sociedade de consumo, identificada com a produção rápida e em larga escala. Produzir para todos está interligado à generalização, padronização, constância e homogeneização de corpos e desejos.

Também sustentando o machismo, que alimenta o medo do poder da mulher íntegra em si. Tudo o que é selvagem e misterioso é abafado para que se mantenha uma ilusão de controle e dominância sobre a natureza.

Por isso a importância de entrar em contato com esse âmago da natureza da mulher – estar em movimento. A menstruação é uma função fisiológica do corpo, que funciona bem quando todo o sistema está em equilíbrio e que pode ser uma ferramenta chave de contato e compreensão da nossa psique.

Te convido a refletir sobre como você vem agindo com relação a ela desde a primeira vez. Sempre é tempo de questionar, aprender e nos reconstruir.

De coração e útero,

Nikole França

2 comentários sobre “como foi sua primeira menstruação?

  1. ALBA FIREMAN disse:

    Eu pensei que estava com uma doença grave. Minha mãe nunca tinha falado comigo sobre isso. Minhas amigas do colégio falavam que era um sangramento, mas pra mim não veio sangramento num primeiro momento, veio como uma borra de café. E ficou uns 3 dias vindo assim. Eu fiquei com muito medo e sem ter com quem falar, até que tive que contar pra minha mãe, e ela então me disse que aquilo era menstruação.

  2. Nicole Guimarães disse:

    Lembro até hoje. Estava na casa da minha vó e ela foi a primeira que soube. Contou para a família toda e eu morri de vergonha. E minha mãe me explicou que era para eu me cuidar porque agora poderia engravidar…rsss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s