Em muitas tradições os animais são representações simbólicas relevantes, apresentando as energias arquetípicas em uma linguagem que se comunica com nosso nosso self mais instintivo e intuitivo.
Em um movimento de resgate do aspecto selvagem do nosso ser, aprender sobre os animais que nos chamam, nos ensina e dá orientação sobre quem somos e como trilhar nosso caminho da maneira mais íntegra.
Trouxe aqui alguns animais que usualmente são relacionados com a energia lunar e cíclica da natureza e a simbologia que carregam:
desde o período neolítico, a borboleta é associada à feminilidade. A primeira evidência dessa relação está na própria forma da borboleta, que remete à vulva. A curvatura de suas asas pode ser vista como uma representação das luas crescente e minguante.
Deusas: Amaterasu, Psiquê e Morgana, a Fada
A pomba traz inspiração e sabedoria ao mundo. Reflete a ligação dos pássaros com os poderes proféticos e oraculares da lua. Relembra o dom de trazer harmonia, reunindo espírito e consciência, humanidade e natureza e sabedoria à intuição.
Deusas: Ishtar, Astarte, Inanna, Deméter, Perséfone, Vênus, Afrodite, Ísis e Virgem Maria
Os cavalos faziam a ligação entre os mundos visível e invisível, e eram montados por xamãs que faziam essa ligação. A égua simboliza a maternidade, o amor e a fertilidade da Terra e dizia-se que seus cascos, em forma de lua crescente, traziam sorte e proteção.
Deusa: Rhiannon
Representa a passagem da mulher de donzela à bruxa. Simboliza os poderes ocultos, a sabedoria do ciclo menstrual e a transformação e morte necessárias para dar espaço à renovação.
Deusas: Atena, Minerva, Cailleach, Blodeuwedd, Lilith
Relacionados aos poderes lunares da adivinhação, à transformação e à loucura inspirada. Por representarem aspectos indesejáveis na mulher, a Igreja Medieval associou a lebre e o coelho às bruxas.
Deusas: Ostara, Freya, Vênus
Algum desses animais vem aparecendo muito na sua vida?
Amor,
Nikole França
Para se aprofundar, você encontra esse tema no livro Lua Vermelha, da Miranda Gray.