Como boa aquariana, estou sempre ligada nas novas tendências que possam facilitar nossa vida de bruxa moderna. Mas existem coisas que são insubstituíveis – graças à Deusa. E normalmente são elas que trazem profundidade à nossa vida.
Não indico a utilização de nenhum aplicativo para monitoramento do ciclo menstrual porquê:
- não substituem a mandala lunar
A Mandala não é só uma anotação mecânica, mas uma nova visão sobre a ciclicidade da nossa existência num corpo com útero. Junto com ela, retomamos nossa relação com a forma do círculo e toda a simbologia e sabedoria ancestral que ele carrega.
Também vamos nos acostumando à observar os ciclos lunares e da natureza, nos conectando novamente com ela. Um aplicativo vai compilar suas informações de maneira linear dentro do calendário gregoriano, totalmente desconectado do objetivo da prática para além do controle de fertilidade.
- anotar à mão ajuda a aterrar
Envolvemos nosso corpo, ancoramos nossa presença no agora e são induzidas lembranças e insights para registro.
- você cria seu ritual de auto-observação e autocuidado
Com um app, é possível apenas marcar caixinhas de seleção sobre seu humor, fluxo menstrual e atividade sexual, em pleno metrô, em 5 minutos.
Fazendo sua mandala ou diário você se compromete a, com alguma regularidade, abrir um espaço de intimidade e tranquilidade na sua rotina e descobrir de qual maneira você prefere. Esse vazio faz muita diferença na forma como vivenciaremos nosso ciclo.
- aplicativos são apenas uma tabelinha moderna
Estar envolvido com tecnologia nos desperta inconscientemente a crença de que é mais apurado e, por isso, seguro. Essa é uma sensação falsa – aplicativos também erram e confiar apenas neles te coloca em risco. Você terceiriza o cuidado e atenção ao seu corpo e fica mais vulnerável e propensa a cometer erros sem nem saber onde está errando.
- possibilidade de vazamento de informações privadas
Na era atual informação é poder. Já imaginou o que as empresas podem fazer tendo um mapeamento minucioso da rotina sexual, menstrual e ginecológica de MILHÕES de mulheres ao redor do mundo?
Em 2019 o grupo de advocacia Privacy International denunciou o vazamento de informações das usuárias dos apps Maya e MIA Fem para o Facebook.
Já pensou nisso? Você compartilhando sua intimidade com quem nem conhece para objetivos que não temos a mínima ideia do impacto e alcance!
Para um uso mais seguro o ideal seria ler com atenção os Termos e Condições, a Política de Privacidade e as permissões do aplicativo que você usa e evitar colocar todas as informações que eles pedem. Ainda sim, você gera dinheiro e poder em favor de empresas que não fazem isso pelo nosso bem-estar e autoconhecimento.
Se lutamos por mais autonomia sobre nossa saúde e nossas corpas é fundamental assumir a responsabilidade sobre nossos dados.
Vamos deixar tecnologias invasivas longe dos nossos úteros.
Pra quem quer se aprofundar no tema, vou deixar o link de algumas reportagens ao final desse texto.
E você, usa algum aplicativo para monitorar seu ciclo menstrual? Qual? Me conta nos comentários, quero saber!
Nikole França
REPORTAGENS: https://chupadados.codingrights.org/menstruapps-como-transformar-sua-menstruacao-em-dinheiro-para-os-outros/