1º de Agosto: dia de Pachamama

Celebrada pelo povos andinos do Peru e Bolívia, Pachamama ou Mamapacha é a Terra. Seu corpo é o próprio planeta e ela é adorava e respeitada em todas as suas formas e paisagens.

Foi no colo de Pachamama que desaguei tantas dores e despertei para inúmeros prazeres. Eu pedi guiança e orientação sobre o que eu vim trazer ao mundo, quais eram meus dons latentes… E com um sopro de inspiração, ela me lembrou que somos todas filhas da mãe Terra, que os mistérios de sangrar, gestar e parir nos permite compartilhar uma irmandade sagrada. E daí plantei a sementinha do “pachamanas”, como lembrete na selva urbana da sacralidade de nosso corpo, da inteligência da nossa intuição, da sabedoria da natureza.

A Mãe Terra também me ensinou sobre abundância. Quando confiamos nela não precisamos acumular. Consome-se apenas o suficiente. Estamos sempre satisfeitas e confortáveis. Nada falta se buscamos viver em sincronicidade com o fluxo natural da vida.

Agradeça a Pachamama por tudo o que ela te proporciona. Seu lar, o calor, os alimentos, as ervas medicinais, nossos companheiros animais, a matéria prima de nossas vestes… Tudo de mais essencial para a vida é presente dela. Você pode oferecer alguma parte de sua refeição para a terra em retribuição.

Mas, acima de tudo, ajude a preservá-la dos desgastes e abusos que os seres humanos vem infligindo a ela. Não desperdice recursos naturais, descarte seu lixo adequadamente, recicle o máximo que puder e consuma consciente. É nosso dever diante de tudo o que ela graciosamente nos proporciona.

 

De coração e útero,

Nikole França

 

Imagem de Mayara Moraes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s