exercícios de respiração para acalmar corpo e mente

Recebi inúmeros relatos de mulheres que estão tendo noites agitadas pela influência da lua cheia.

Deixo aqui alguns exercícios que faço antes de dormir ou quando desperto no meio da noite e que me ajudam a relaxar e voltar ao descanso. Testa e me diz qual você prefere!

  • inspire profundamente pelo nariz, enchendo a barriga e o pulmão de ar. Expire lentamente pela boca levando no mínimo o dobro do tempo que levou para inspirar.
  • método 4-7-8 (de Andrew Weil): Coloque a ponta da língua no céu da boca, atrás dos dentes, e não a mova durante o exercício. Expire apenas pela boca, permitindo com que o ar saia emitindo um som. Feche a boca – ainda com a língua pressionando o céu – e inspire devagar, contando até quatro. Segure o ar e conte até sete. Solte o ar suavemente pela boca durante oito segundos, emitindo um som.
    Repita o ciclo no mínimo quatro vezes.

Outras dicas: as inspirações devem ser silenciosas e pelo nariz, enquanto as expirações deve ser com sons, assim o oxigênio circula mais e acalma o sistema nervoso

Preste atenção no ar entrando e saindo. Aproveite como uma maneira de meditar, conectar-se ao seu corpo e trazer sua atenção para o aqui e agora

Crie um ambiente propício ao descanso: confortável, silencioso e com luz baixa

Estabeleça uma rotina de sono e prepare-se para dormir. Algumas horas antes desacelere e prepare-se com um banho relaxante, um incenso ou um chá

E lembre-se de não usar celular ou outros dispositivos eletrônicos luminosos por no mínimo 2h antes de deitar

Amor,

Nikole França

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