somos as netas de quem?

A inquisição foi um movimento alimentado pelo preconceito de gênero.
Das 9 milhões de pessoas assassinadas, 80% eram mulheres. Entre elas, mulheres que eram acusadas de bruxaria por estarem fora dos padrões de beleza, por serem portadoras de necessidades especiais ou por evitarem investidas sexuais indesejadas. Além, claro, das parteiras e erveiras que carregavam conhecimentos das plantas e dos ciclos femininos, atrapalhando a carreira de médicos homens, que ainda não haviam conquistado o monopólio sobre a saúde da população.

Mas não aprendemos isso na escola. Não saem anualmente filmes sobre o assunto que serão indicados ao oscar.

Daí, na primavera feminista que vivemos atualmente, surge a frase “somos as netas das bruxas que não conseguiram queimar”. Eu gosto. Retomamos esse trecho da história e o revisamos com maior senso crítico e identificação às mulheres vítimas de um feminicídio em massa. Mas existe o outro lado, mais provável, de que na verdade a maioria de nós é neta das mulheres que denunciavam e jogavam as outras na fogueira. Ai. Essa doeu. Eu sei. Mas a gente tem que limpar a ferida pra ela sarar de verdade.

Existiram mulheres que estavam do outro lado e elas sobreviveram, com o ônus de manter um sistema que as oprimiu violentamente e que está vivo até hoje porque muitos e muitas o sustentam. Então nesse dia das bruxas, que a gente assuma o compromisso de não levar adiante a competição, a inveja e o ódio entre nós, mulheres. Que mais nenhuma seja jogada na fogueira do julgamento. Começa com a gente. Vamos juntas? (Dados retirados do livro Starhawk: a dança cósmica das feiticeiras)

2 comentários sobre “somos as netas de quem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s